domingo, 6 de março de 2016

Shazam! Capitão Marvel e sua família por José Garcia López

Com uma palavra mágica, o jovem Billy Batson se transforma no Capitão Marvel!

Capitão Marvel, o mortal mais poderoso da Terra

O Capitão Marvel da DC Comics estreeou nas páginas da revista Whiz Comics #2 de fevereiro de 1940, com uma capa que lembrava a estreia do Superman em Action Comics #1. Desde sua primeira aparição ele teve problemas com  seu nome, a começar pela sua revista, que deveria se chamar Marvel Comics. Mas não foi possível usar esse título porque em 1939 já fora lançada a primeira edição de Marvel Comics com a aparição do Tocha Humana.

Os poderes do Capitão Marvel vem de uma estranha combinação de deuses gregos e romanos com um personagem da história hebraica citado na Bíblia. Do rei Salomão, ele tem a sabedoria. De Hércules ele tem a força. De Atlas ele tem a resistência. De Zeus ele tem o poder de invocar raios. De Aquiles ele tem a invulnerabilidade. E de Mercúrio ele tem a velocidade. Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Suas iniciais formam a palavra SHAZAM!


Ao longo do tempo, o Capitão Marvel ganhou aliados. Primeiro ele conheceu sua irmã, Mary Batson, que ao gritar SHAZAM se transformava em Mary Marvel. Em uma batalha com o Capitão Nazi, ambos conheceram o jovem Freddy Freeman, que foi ferido pelo vilão e ficou aleijado. Os irmãos Batson sentiram-se responsáveis pelo rapaz e doaram uma parte de seu poder a ele. Quando Freedy grita "Capitão Marvel Júnior", ele adquire os mesmos poderes do Capitão Marvel.


Capitão Marvel Júnior e Mary Marvel
O Capitão Marvel era propriedade da Fawcett Comics que foi processada em 1941 pela National Comics, futura DC, sob acusação de que o personagem era plágio do Superman. A Fawcett venceu todas as ações movidas contra ela, mas finalmente teve de vender todos os seus personagens para a Charlton Comics em 1953, após ser encerrada por queda nas vendas. Em 1980 a DC comprou todos os personagens da Charlton, incluindo o Capitão Marvel.




Com relação a acusação de plágio, ela é um pouco exagerada. O Capitão Marvel sempre voou, enquanto o Superman no início apenas dava grandes saltos. O Superman é um homem adulto, enquanto o Capitão Marvel é uma criança que troca de lugar com um homem adulto. Os poderes do Superman são baseados em explicações pseudocientíficas (ele é uma bateria solar ambulante) enquanto os poderes do Capitão Marvel vem da magia, que é uma das fraquezas do Superman. O Superman é um alienígena, enquanto Billy Batson é um terráqueo. O Superman sempre é o Superman, mesmo quando está em sua identidade secreta, enquanto Billy Batson é um humano normal, apenas o Capitão Marvel tem poderes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário