sábado, 27 de fevereiro de 2016

Mulher-Gato, por José Garcia López

A Mulher-Gato, ou melhor, Selina Kyle, apareceu pela primeira vez na revista Batman #1 em 1940. Em seu primeiro encontro com Batman, ela atendia simplesmente pelo nome de Gata e não usava máscara nem uniforme. Ela retornou várias vezes até se tornar presença constante nas histórias do vigilante encapuzado de Gotham City, agora como uma ladra mascarada.

A Mulher-Gato subiu no telhado
A Mulher-Gato trocou de uniforme várias vezes ao longo das décadas. Na década de 60, na série de televisão do Batman estrelada por Adam West e Burt Ward, o uniforme da Mulher-Gato, interpretada por Julie Newmar, era um colante preto, com uma máscara que não escondia nada e orelhas de gato presas no cabelo.

Julie Newmar como a Mulher-Gato nos anos 60
A relação do vigilante Batman com a ladra Mulher-Gato é complicada, pois ambos sentem atração um pelo outro. Várias vezes Selina colaborou com o Cavaleiro das Trevas e chegou a fazer trio com a dupla dinâmica, mas sempre retornou à condição de ladra. Selina ajuda o Batman a prender outros criminosos geralmente quando eles são seus concorrentes ou passam dos seu limite: ela é uma ladra, não uma assassina. A Mulher-Gato entretanto não é delicada com seus oponentes. Ela tem garras afiadas e um chicote com várias pontas.

A Mulher-Gato e seu chicote

A Mulher-Gato não tem poderes, mas possui uma grande habilidade na luta corpo-a-corpo e uma agilidade que lembra o felino do qual tomou o nome. Aliás, a Mulher-Gato sempre está cercada de gatos, com os quais cresceu nas ruas. Não, os gatos não criaram ela! Ela foi uma garota de rua e os gatos se tornaram seus melhores companheiros, pois eram mais confiáveis do que as outras pessoas.

A Mulher-Gato mostrando suas garras





Nenhum comentário:

Postar um comentário