quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Batgirl, por José Garcia López

A pacata Bárbara, filha do comissário de polícia de Gotham City, James Gordon, trabalhava na biblioteca da cidade. Atrás de seus grandes óculos, com o cabelo ruivo discretamente preso e trajando-se de forma recatada, ninguém imaginaria que ela sairia pelas ruas da cidade à noite para socar criminosos na identidade de Batgirl, uma versão feminina do Cavaleiro das Trevas, que estreou nos quadrinhos na revista Detective Comics #359 de janeiro de 1967, criada pelo roteirista Gardner Fox com desenhos de Carmine Infantino.

Bárbara Gordon, a Batgirl
Bárbara não planejou ser heroína e não passou por uma tragédia pessoal que a motivasse, como ocorreu com Bruce Wayne. Na verdade ela estava indo a uma festa a fantasia e teve a ideia de confeccionar uma roupa similar a do Batman. Mas no meio do caminho ela encontrou Bruce Wayne e seu pupilo Dick Grayson em perigo, sob ameaça do vilão Mariposa Assassina. A garota corajosamente enfrentou o vilão e seus comparsas, permitindo a Bruce e Dick fugirem, ou melhor, fingirem que estavam fugindo para colocar seus uniformes de Batman e Robin. Após colocarem os bandidos em fuga, Batman perguntou à garota quem ela era. Ela não quis revelar sua identidade a menos que Batman fizesse o mesmo. Como o morcegão não quis dizer quem era, ela se identificou como Batgirl. E gostou tanto da experiência que resolveu virar vigilante.

Batgirl sabe como deixar alguém amarrado
Batgirl tem um cinto de utilidades como o Batman, mas ele não é nada comparado à sua bolsa de utilidades, onde cabem muito mais bugigangas. Bárbara criou um sistema para facilitar a troca de roupa caso precisasse entrar em ação. Ela usa a capa como saia, assim esconde sua calça colante.
Os vários ângulos da Batgirl
Batgirl não tem um batmóvel, mas uma batmoto. Com ela consegue se deslocar rapidamente por Gotham City, sozinha ou ao lado do Cruzado Embuçado e do Menino-Prodígio.

Batgirl e sua batmoto
A personagem Batgirl não nasceu nos quadrinhos. Ela foi criada para a série de televisão do Batman, nos anos 60 e era interpretada pela atriz Yvonne Craig, que usava um uniforme rôxo bem menos discreto que sua versão impressa. Assim como ocorreu com outros elementos criados na série, a personagem foi transportada para os quadrinhos e passou a fazer parte da cronologia do Batman, até sua carreira ser interrompida pelo Coringa, que atirou em sua coluna deixando-a paraplégica.
Batgirl correndo ou voando?
Embora sem poder andar, Bárbara continuou colaborando com os vigilantes de Gotham. Usando seus conhecimentos de biblioteconomia e informática ela se tornou a Oráculo, a fonte de informações da Liga da Justiça. Mais tarde ela criou um grupo chamado Aves de Rapina, formado por Canário Negro e Caçadora. Esse grupo chegou a ter uma série de televisão própria, traduzida pelo SBT como "Mulher-Gato" (?!). Nessa série, Bárbara conseguia voltar a andar e se vingava do Coringa socando sua filha.

Batgirl em tons pastéis



Nenhum comentário:

Postar um comentário